Campanhas

Prefeitura de Curitiba e SETRAN/PR – Semáforo do Idoso

Videocase

Como ir além da comunicação para ajudar a salvar vidas?

Curitiba é referência em transporte urbano e educação no trânsito. Ainda assim, registra números preocupantes de acidentes. A cada 10 mortes por atropelamento, 3 são de idosos.

Para ajudá-los no momento em que estão mais vulneráveis, a OpusMúltipla criou uma solução que  extrapolou os limites da comunicação.

Os idosos e portadores de necessidades especiais com dificuldades de locomoção agora podem contar com uma ajuda dos Semáforos do Idoso. Neles, um mecanismo aumenta  o tempo de travessia os cruzamentos mais críticos da cidade por meio de um sistema de reconhecimento dos cartões magnéticos usados no transporte público.

Ao encontrar o cartão no equipamento instalado no semáforo, o tempo para atravessar é alterado de 12 para 18 segundos, o suficiente para garantir uma travessia com segurança. Ao todo, podem ser beneficiados mais de 160 mil idosos e 13 mil portadores de necessidades especiais cadastrados na URBS.

Resultados

A iniciativa foi divulgada em todo o país, nos principais portais de internet e canais de televisão. No lançamento do projeto, a mídia espontânea gerada na primeira semana foi de 7 milhões de reais. A ação também contribuiu para a redução de quase 30% das mortes no trânsito. Instalado em 120 semáforos, em 31 pontos diferentes, o sistema já ultrapassou os limites de Curitiba, pois está sendo adotado em outras cidades do Brasil.