É O POVO QUE ESTÁ DIZENDO.

A pesquisa Edelman Trust Barometer feita em 12 países no auge da pandemia, com 12 mil pessoas, trouxe 4 grandes dicas para as marcas. São milhares de pessoas mandando mensagens para empresas e marcas.
Vou tentar aqui traduzir esses recados para ações práticas.

Show Up and Do Your Part
Sua marca não pode se esconder numa hora dessa, tem que comunicar. Mas também não adianta só falar, tem que fazer sua parte. Se sua marca fizer isso da forma correta, será muito difícil o consumidor esquecer dela nos próximos anos pós-pandemia.

Don’t Act Alone
Se associe a quem já está fazendo algo, una esforços. Dividir o palco agora é sinal de maturidade da sua empresa. ONGs, outras marcas, entidades de classe – sempre haverá alguém que pode ajudar sua marca na missão a que ela se propõe.

Solve, Don’t Sell
Agora é hora de colocar os interesses da sociedade antes dos interesses do balanço financeiro. Claro, a saúde da empresa tem que ser mantida. Mas lembre: não há empresa saudável numa sociedade doente.

Communicate with Emotion and Facts
Use a emoção ao expressar qualquer pensamento da marca. Não seja frio ou didático. As pessoas precisam de conforto emocional.
Para isso não é preciso criar histórias fantasiosas; basta olhar para a vida das pessoas. A rua está cheia de grandes histórias humanas, cheias de paixão, medos, sonhos. O mundo real é a melhor biblioteca para um profissional de comunicação.

Autor: Mario D’Andrea, VP de Conteúdo e Integração da OpusMúltipla.


Se quiser conversar sobre esses assuntos ou outros sobre reputação de marca e comunicação,
fale com a D’OM.